A sensação de recomeço está de volta! Essa é a oportunidade de fazer diferente em 2023 e tornar o seu negócio um sucesso. Se você tem uma imobiliária, construtora, incorporadora ou se interessa pelo mercado imobiliário vem saber os principais insights e tendências para 2023.
Melhores perspectivas de vendas
Ainda que 2022 tenha surpreendido e o mercado imobiliário se manteve aquecido, especialistas estão otimistas para que 2023 seja ainda melhor! Três anos após a pandemia, a tendência é de reaquecimento e alta na procura de imóveis, principalmente por espaços que privilegiam a qualidade de vida, estando perto do trabalho ou da família.
Imóveis mais inteligentes e sustentáveis
O consumidor está cada vez mais preocupado com sua qualidade de vida e o ambiente à sua volta. Por isso, a procura por projetos que aproveitem recursos naturais em sua construção, tenham fontes de energia alternativa, possuam bioarquitetura e certificações sustentáveis, pode ser o alvo da vez para consumidores de maior poder aquisitivo. É melhor que os corretores estejam ligados!
A volta de espaços comerciais
Já falamos por aqui em um outro artigo que alguns segmentos estão priorizando o retorno presencial. Um fato pode aumentar a procura por espaços comerciais para atender os empregadores que precisam alocar seus funcionários.
Também, o crescimento de empreendedores que ocorreu durante a pandemia pode demandar um espaço físico para novos negócios, principalmente o varejo que começou de forma digital, mas que precisa se consolidar em lojas físicas.
Minha Casa Minha Vida
O programa popular de moradia para famílias de baixa renda, que teve seu nome alterado para ‘Casa Verde e Amarela’ no governo anterior, deve sofrer alterações que movimentem ainda mais o mercado imobiliário, uma vez que o programa foi incluído como uma das promessas de campanha. A expectativa dos especialistas é que o programa consiga abranger ainda mais famílias com renda de até R$ 2 mil.
Comportamento do consumidor
Quem ainda não tinha se adaptado às novas tecnologias provavelmente teve que se virar durante a pandemia. Estamos falando de um público mais sênior que pode ter se alfabetizado digitalmente e agora está pronto para fazer procuras e negociações através da internet.
Sendo assim, é melhor que pessoas que trabalham com o mercado imobiliário estejam preparadas para serem “encontradas”, seja em perfis de redes sociais, sites ou anúncios. Além disso, é hora de dar um importante passo para acompanhar a jornada desse consumidor e garantir um CRM imobiliário que registre dados, faça contato e forneça insights da jornada do cliente para que sejam operadas as melhores estratégias de venda.